O Campeonato Ibero-americano de atletismo, que se devia realizar de 21 a 24 de maio em Tenerife, Espanha, foi hoje cancelado devido à pandemia de Covid-19, explicou em comunicado a Federação Espanhola de Atletismo (RFEA).
A Comissão Executiva da RFEA suspendeu "preventivamente a celebração de todos os campeonatos nacionais ou organizadas pela federação desde hoje até nova comunicação", o que inclui um acordo com a Associação Ibero-americana de Atletismo.
Esta associação, de que Portugal é membro, assim como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, concordou em cancelar a prova marcada para Tenerife, com vista à "proteção da saúde de todos" e dada a situação em Espanha, uma das nações mais afetadas pela doença, com 17.147 casos e 767 mortes.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 235 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.800 morreram.
Das pessoas infetadas, mais de 86.600 recuperaram da doença.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 177 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.