Os deputados socialistas eleitos pelo círculo de Leiria questionaram o Governo sobre a previsão de início da obra do novo hospital do Oeste, cuja construção tem sido sucessivamente adiada e submetida a novos estudos de localização e perfil assistencial.
“Há vários anos aguardado e sucessivamente objeto de estudos, avaliações e decisões que não chegaram ainda à fase de concretização”, o novo Hospital do Oeste é apontado pelos socialistas como “uma infraestrutura estruturante” que os deputados querem saber se irá avançar durante a atual legislatura.
Numa pergunta dirigida à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, questionam se já foi concluído o processo de avaliação sobre a localização do hospital e quando serão conhecidas as conclusões.
Em outubro de 2025, os deputados do Partido Socialista tinham já questionado o Governo sobre o estado do processo quanto à localização, ao lançamento do concurso, ao calendário, ao financiamento e ao modelo de execução.
Em resposta, datada de 12 de dezembro de 2025, o Ministério da Saúde informou que a decisão sobre a localização seria tomada após um “processo de avaliação aprofundado e fundamentado”, encontrando-se os trâmites normais a decorrer e aguardando-se a sua conclusão.
Em agosto deste, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou que o Governo pretendia retomar o processo em setembro e tomar uma decisão final sobre a construção do Hospital do Oeste, lembram os deputados na pergunta, em que referem também o compromisso da ministra da saúde de que “o processo estaria em movimento a partir de setembro e que a construção seria concretizada através de uma parceria público-privada (PPP)”.
Quase um ano depois da anterior pergunta parlamentar e nove meses depois da resposta do Governo, “importa esclarecer o que foi efetivamente feito, em que ponto se encontra o processo e qual o calendário concreto para a sua concretização”, afirmam os socialistas na pergunta agora formulada.
Em 2023, o então ministro da Saúde, Manuel Pizarro (PS), anunciou que o novo hospital do Oeste seria construído na Quinta do Falcão, no Bombarral, no distrito de Leiria.
A localização no Bombarral foi contestada pela autarquia das Caldas da Rainha, que apresentou novos estudos para sustentar que a nova unidade deveria ser construída na confluência deste concelho com o de Óbidos.
Permanecendo a localização “sem decisão pública conhecida”, os deputados socialistas querem saber se o Governo mantém em consideração a localização da Quinta do Falcão, no Bombarral, ou se está a avaliar outras localizações, tendo em conta os estudos promovidos pelo município das Caldas da Rainha.
Questionam ainda qual calendário concreto que o Governo assume, “a partir deste momento, para a concretização do Hospital do Oeste”, designadamente, a calendarização prevista para a decisão da localização, definição do perfil assistencial e dimensionamento da unidade, lançamento do procedimento, adjudicação da PPP, elaboração do projeto, início da obra e entrada em funcionamento.
“Pode o Governo assegurar que, durante a presente legislatura, será efetivamente ultrapassada a atual fase de estudos e indefinição e que serão iniciados os procedimentos necessários à construção do novo Hospital do Oeste?”, perguntam, instando o executivo a avançar com um prazo para a decisão final e para o início da obra.
O novo hospital deverá substituir as unidades das Caldas da Rainha e de Peniche, no distrito de Leiria, e de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, e servir cerca de 300 mil habitantes destes concelhos e dos de Bombarral, Cadaval e Lourinhã.