SAÚDE QUE SE VÊ

Miguel Guimarães garante que Marta Temido recebeu propostas para resolver problemas do SNS e nada fez

Canal S+
25-07-2019 12:41h

"Neste momento a senhora Ministra da Saúde já não vai fazer mais nada", assegura o Bastonário da Ordem dos Médicos (OM) em entrevista ao telefone no canal S+. Questionado no programa "Saúde em Dia" sobre as relações com o governo, em particular com o Primeiro Ministro António Costa e com Marta Temido, Ministra da Saúde, Miguel Guimarães relembra que as "propostas para várias situações concretas que tem a ver com a melhoria do acesso aos cuidados de saúde" entre outras feitas pela OM obtiveram resposta "zero" até agora.

Além disso, o Bastonário diz perceber que "o primeiro ministro não tenha gostado que a Ordem fizesse o que a Ministra da Saúde disse que ia fazer e depois não fez, ou seja, um périplo pela saúde". Recorde-se de que a Ordem dos Médicos tem corrido o país a visitar várias Unidades de Saúde com intenção de anotar e divulgar os problemas e preocupações dos profissionais de saúde.

O gatilho para a entrevista foram as recentes declarações de António Costa acerca do acesso à profissão médica que, de acordo com o Primeiro Ministro, estará a ser dificultado pela Ordem dos Médicos. Miguel Guimarães esclarece que a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior é a entidade responsável pela avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos. O Bastonário relembra ainda que o papel da OM está legislado e que em relação aos cursos de medicina portugueses apenas dá “pareceres técnicos”.

Pode ver a entrevista completa no programa "Saúde em Dia" às 19 horas no Canal S+. O episódio 63 da quarta temporada do magazine diário estará também disponível online.

MAIS NOTÍCIAS