SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: África do Sul autoriza saída de cruzeiro com 1.700 pessoas

19-03-2020 18:30h

A África do Sul autorizou hoje a saída do cruzeiro com mais de 1.700 pessoas a bordo, depois de ter impedido a saída dos passageiros devido a suspeitas de que alguns estivessem infetados com Covid-19.

De acordo com a agência de notícias espanhola Efe, a Trasnet, a empresa pública gestora dos portos sul-africanos, informou hoje que os exames realizados para detetar o novo coronavírus deram negativo, pelo que o navio foi autorizado a seguir viagem.

“Isto significa que, até à data, não se confirmaram nenhuns casos de Covid-19 em nenhum dos nossos portos, mas vamos continuar em alerta máximo depois deste primeiro susto e continuar a trabalhar com as autoridades de saúde para fazer buscas aos casos que nos informem ser suspeitos”, disse a Trasnet em comunicado.

O navio de cruzeiro de bandeira italiana MV AIDmira partiu na sexta-feira da cidade namibiana de Walvis Bay com destino à Cidade do Cabo, tendo atracado no domingo com seis passageiros a bordo, que partilharam um voo com um dos marinheiros que revelou sintomas do novo coronavírus.

A Transnet referiu que os seis passageiros viajaram de Istambul para a Cidade do Cabo, e depois para Walvis Bay, e que por precaução foram retirados pelas autoridades de saúde portuárias para análises e depois colocados em quarentena por precaução, para evitar a propagação de uma possível infeção.

A África do Sul anunciou na quarta-feira 31 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 116 o total de casos positivos em cinco províncias do país.

O Presidente, Cyril Ramaphosa, anunciou no domingo medidas sem precedentes como o encerramento parcial de fronteiras, a suspensão das aulas, a proibição de entrada para estrangeiros de países de elevado risco de infeção da Covid-19 e o cancelamento de qualquer evento público e privado para mais de 100 pessoas.

O Governo proibiu também a entrada de navios de passageiros e de cruzeiro nos portos sul-africanos, com efeito imediato a partir desta quarta-feira.

A nível global, o coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 200 mil pessoas, das quais mais de 8.200 morreram.

MAIS NOTÍCIAS