SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Banco Central do Brasil desce taxa de juro de referência

LUSA
18-03-2020 23:47h

O Comité de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu hoje, por unanimidade, descer a sua taxa de juro de referência Selic em meio ponto percentual para 3,75%, devido, entre outras razões, ao novo coronavírus.

Para justificar a decisão, o Copom argumentou que a pandemia “está a provocar uma desaceleração significativa do crescimento global, queda nos preços das ‘commodities’ [mercadorias] e um aumento da volatilidade nos preços de ativos financeiros”.

O banco central adiantou que a informação de que dispõe apontava para uma “recuperação gradual da economia brasileira”, mas que esta ainda “não reflete o impacto da pandemia de Covif-19”.

Por junto, o Copom entende que “a atual conjuntura prescreve cautela na condução da política monetária”, mas reconhece que “se elevou a variância do seu balanço de riscos e novas informações sobre a conjuntura económica serão essenciais para os definir seus próximos passos”.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde do Brasil, divulgados na terça-feira, o Brasil tem 291 casos confirmados do novo coronavírus e está a monitorizar 8.819 casos suspeitos, após ter sido anunciada na terça-feira a primeira morte causada pela Covid-19 no país.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 210 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.750 morreram.

MAIS NOTÍCIAS