Os 22 britânicos que estão no barco onde houve casos de hantavírus vão fazer quarentena num hospital depois de serem repatriados a partir das ilhas Canárias, disseram hoje as autoridades inglesas.
O "período de isolamento" destas pessoas será feito no hospital em Liverpool, disse a direção do serviço nacional de saúde britânico (NHS, na sigla em inglês), citado pela agência de notícias AFP.
Também Espanha anunciou já que os 14 nacionais do país que estão no cruzeiro serão levados, à chegada às Canárias, no domingo, para um hospital militar em Madrid onde cumprirão uma quarentena que poderá chegar aos 45 dias, embora não esteja ainda definido a duração, segundo o Ministério da Saúde.
Em Espanha há, por outro lado, duas pessoas em isolamento em hospitais de Barcelona e de Alicante por causa do hantavírus.
São duas mulheres que viajaram num avião que saiu de Joanesburgo com destino aos Países Baixos no final de abril e em que embarcou brevemente uma mulher que tinha estado no cruzeiro "MV Hondius" e que morreu dias depois com uma infeção provocada por hantavírus.
Uma das mulheres, que está no hospital de Alicante, tem sintomas de tosse, compatíveis com a infeção, e a outra está assintomática, segundo o Ministério da Saúde de Espanha.
Ambas aguardam resultados de exames médicos ao hantavírus.
O navio de cruzeiro "MV Hondius", com bandeira dos Países Baixos, deverá chegar às Canárias na próxima madrugada.
Estão no navio, que esteve de quarentena em Cabo Verde, 147 pessoas, de 23 nacionalidades, incluindo passageiros, tripulação e pessoal médico da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês).
Desembarcarão nas Canárias, em Tenerife, mais de 100 pessoas, que serão repatriadas a partir de um aeroporto desta ilha, em aviões de vários países e da União Europeia (UE).
Vão manter-se no barco 43 membros da tripulação, que seguirão viagem, na segunda-feira, para levar o paquete até aos Países Baixos.
A OMS confirmou até agora seis casos de oito suspeitos de infeção com hantavírus em pessoas que viajaram neste barco. Três pessoas morreram e nenhum dos doentes ou suspeitos de estarem infetados estão já a bordo.
Todas as pessoas que estão agora no "MV Hondius" estão sem sintomas de doença, segundo a OMS.
O barco viajava desde a Argentina até Cabo Verde, pelo Atlântico Sul, e suscitou um alerta sanitário internacional no passado fim de semana.
O hantavírus transmite-se geralmente a partir de roedores infetados. A variante detetada no paquete, o hantavírus Andes, é rara e pode transmitir-se de pessoa para pessoa.