O deputado único da IL/Açores considerou hoje que o concelho da Povoação está “ao abandono” por parte do Governo Regional, reivindicando investimentos em escolas e no Centro de Saúde local.
No final de uma visita de três dias ao concelho, localizado na ilha de São Miguel, Nuno Barata afirmou que a escola da freguesia das Furnas “carece de investimentos fundamentais”, exemplificando com o ginásio, que “tem a cobertura a cair", o que "põe em perigo as crianças, os professores e todos os seus utentes”.
Em causa, segundo referiu em declarações à agência Lusa, está um orçamento de 40 mil euros.
De acordo com o deputado, na escola da vila da Povoação, a cobertura “está completamente destruída e a água a minar dentro das salas”, criticando as “prioridades do Governo Regional, que não se entende”.
No capítulo da saúde, Nuno Barata frisou que, no Centro de Saúde da Povoação, “urge que se façam obras no sentido de retomar urgentemente os internamentos que tinha antes da pandemia de covid 19”.
Segundo o parlamentar, dessa forma podia-se igualmente “aliviar o Hospital do Divino Espírito Santo” em termos de internamentos e fazer face à distância do concelho de Ponta Delgada, uma vez que uma “ambulância leva três horas no circuito ida e volta”.
Nuno Barata destacou ainda o “enorme potencial agroflorestal” do concelho, mas os empresários da área “estão preocupados com os apoios à exportação, que estão garantidos, mas a chegada tardia condiciona as condições de operação”.
“Há que cumprir atempadamente com aquilo que se promete para criar condições de previsibilidade no tecido empresarial”, afirmou, sendo que “só com empresas fortes se cria riqueza, para se ser capaz de acudir às necessidades sociais que a região enfrenta”.