SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Ruas de Alcobaça vão ser desinfetadas duas vezes por semana

LUSA
18-03-2020 13:04h

A câmara de Alcobaça vai iniciar dentro de dois dias um plano de desinfeção das ruas do concelho, sobretudo nas zonas de maior afluência junto a supermercados e farmácias que serão limpas duas vezes por semana.

Paulo Inácio, presidente da câmara de Alcobaça, no distrito de Leiria, disse hoje à agência Lusa que “os serviços estão a procurar a fórmula adequada para a higienização de ruas em todo o concelho de forma a minimizar possíveis correntes de contágio do novo coronavírus”.

O plano de higienização vais iniciar-se dentro de dois dias e será repetido “duas vezes por semana nas ruas mais movimentadas, quer da cidade quer das freguesias”, explicou o autarca, acrescentando haver “uma maior preocupação em desinfetar as artérias de acesso aos supermercados e farmácias”.

Paulo Inácio informou ainda ter conseguido junto do Governo “a disponibilidade total e graciosa” da Estalagem do Cruzeiro, em Aljubarrota, para descanso e retiro dos profissionais de saúde, auxiliares, autoridades civil e equipas da proteção civil.

“Trata-se de um edifício pertencente aos Serviços da Presidência do Conselho de Ministros, usado para fins sociais e que, até ao dia 13 de abril, fica disponível para os profissionais que tem manifestado algum receio em ir para as suas casas e infetar familiares”, disse o autarca.

A Pousada da Juventude de Alfeizerão é outros dos equipamentos que a câmara divulgou que irá ser disponibilizado para idênticos fins e que Paulo Inácio defende que possa ser utilizada também por profissionais do Hospital das Caldas da Rainha.

A câmara vai também nos próximos dias distribuir pelos bombeiros e proteção civil do concelho equipamentos como máscaras, batas, luvas atribuídas pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oestecim) aos 12 municípios que a integram (Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, do distrito de Leiria, e Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, do distrito de Lisboa).

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 já infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

O surto começou na China, em dezembro de 2019, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje para 642 o número de casos confirmados de infeção, mais 194 do que os contabilizados na terça-feira.

MAIS NOTÍCIAS