SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Mafra cria Fundo de Emergência Municipal com meio milhão de euros

LUSA
18-03-2020 11:36h

A Câmara de Mafra, no distrito de Lisboa, criou o Fundo Municipal de Emergência, com meio milhão de euros, para responder “a necessidades emergentes” causadas pela pandemia do novo coronavirus, foi anunciado hoje em comunicado.

O município identificou, ainda, 1.715 camas nos hotéis do concelho para, em caso de necessidade, serem usadas como locais de isolamento.

Foi também decidido suspender o pagamento de estacionamento.

A autarquia criou, por outro lado, locais de acolhimento de filhos dos agentes de Proteção Civil e de trabalhadores de serviços essenciais.

A aquisição de 40 equipamentos de proteção para os profissionais dos balcões de atendimento de emergência da Câmara Municipal, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, das juntas de freguesia, da GNR e Centro de Saúde, foi também decidida pela Câmara de Mafra, que está ainda a apoiar as corporações de bombeiro na compra desse material.

Segundo a informação disponibilizada, a autarquia assegura o fornecimento contínuo de bens alimentares a toda a população e criou o serviço "Se não puder sair de casa, vamos por si!", através da linha gratuita 800 261 261, em funcionamento das 09:00 às 17:00 para idosos sem apoio familiar ou situações de isolamento social.

No concelho, com cerca de 100 mil habitantes, até terça-feira, existiam três cidadãos infetados pelo novo coronavirus, um deles internado no Hospital de Santa Maria e dois a recuperar no domicílio, disse à agência Lusa fonte da saúde pública do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou terça-feira o número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Portugal está em estado de alerta desde sexta-feira, e o Governo colocou os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Entre as medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas desde segunda-feira e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.

MAIS NOTÍCIAS