A Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi) prevê disponibilizar 69 milhões de dólares (59,5 milhões de euros) a Moçambique para reforço da imunização, anunciou o Presidente moçambicano, Daniel Chapo, após uma visita à Suíça.
“Outro ganho significativo desta nossa visita de trabalho à confederação Suíça é a garantia expressa pela Aliança Global para Vacinas e Imunização, que dá continuidade à parceria estratégica que mantém com o nosso país, sendo que desta vez nos apoiará financeiramente através de um envelope de cerca de 69 milhões de dólares”, disse Chapo.
O chefe de Estado, que falava em conferência de imprensa que marcou, na terça-feira, o fim da sua visita de três dias a Genebra, tendo mantido encontros com várias entidades e organizações internacionais ali sediadas, destacou que o montante será aplicado na implementação das atividades previstas na estratégia recentemente aprovada pelo Conselho de Ministros.
Chapo avançou igualmente o apoio, que ascende a 3.100 milhões de meticais (41,7 milhões de euros) do Fundo Global, para permitir a implementação de vários programas de controlo do HIV/SIDA, de tuberculose e da malária, bem como para o fortalecimento de sistemas nacionais de saúde.
“Uma parte já estão em curso, a correr há vários anos, mas eles continuam, portanto, a garantir que este fundo vai continuar a apoiar Moçambique, o que para nós é bastante importante”, sublinhou.
Durante a visita de três dias à Suíça - que antecedeu a que inicia hoje à Zâmbia, até sexta-feira - o Presidente moçambicano manteve também encontros com empresários, para manifestar a abertura de Moçambique a acolher investimento estrangeiro.