SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Estados Unidos cancelam exercício militar em Marrocos, Tunísia e Senegal

LUSA
17-03-2020 19:18h

Os Estados Unidos cancelaram hoje o exercício militar African Lion 2020, que se deveria realizar entre os dias 23 de março e 04 de abril em Marrocos, Tunísia e Senegal, devido ao novo coronavírus.

“Após cuidadosa reflexão e coordenação com os participantes no exercício e com os países anfitriões, o exercício African Lion 2020 do Comando Militar Norte-Americano foi cancelado”, anunciou o organismo militar, num comunicado hoje emitido.

O Comando Militar Norte-Americano para África afirmou que o cancelamento da iniciativa é consequência da pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

“Por prevenção, a decisão de cancelar o exercício foi tomada com base nas restrições às viagens internacionais associadas ao novo coronavírus e para minimizar o risco de exposição dos membros de serviço dos EUA e dos países parceiros”, acrescentou o organismo militar norte-americano.

Em 10 de março, o Comando Militar Norte-Americano para África tinha anunciado que iria reduzir o número de pessoal envolvido no exercício como medida preventiva contra a pandemia de Covid-19.

Os Estados Unidos esperam agora retomar o exercício em 2021.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

O continente africano tem sido o menos afetado pela pandemia de coronavírus, registando atualmente 418 casos em 30 países.

Egito, com 150 casos, a África do Sul, com 62, e a Argélia, com 60, são os países mais afetados.

Em Portugal há 448 pessoas infetadas, segundo o mais recente boletim diário da Direção-Geral da Saúde, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

MAIS NOTÍCIAS