O Ministério da Saúde desenvolveu uma nova funcionalidade tecnológica destinada ao cidadãos internados, numa altura em que é celebrado o 39.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A nova funcionalidade, designada por "Postais Digitais" apresentada em suporte digital e temático, permite a quem está internado receber mensagens de familiares e amigos, em épocas festivas e especiais. O grande objetivo é eliminar distâncias geográficas e proporcionar um maior bem-estar durante o período de internamento, deste modo, contribuir para uma recuperação mais célere.
Para enviar um postal digital o remetente terá que aceder à funcionalidade através da área do cidadão no Portal do SNS, ou pelo site da entidade hospitalar pretendida, selecionar o tema, a imagem relacionada e preencher o formulário com a mensagem e os dados do familiar internado.
Numa fase inicial a instituição hospitalar faz a validação dos dados e, posteriormente, o postal é entregue ao cidadão internado em formato digital através de um tablet. No caso de hospitais que ainda não aderiram ao projeto de desmaterialização, o postal é entregue em formato papel. Se o cidadão já não estiver internado, os serviços administrativos enviam o postal para a sua residência.
O projeto, está sob a responsabilidade da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e encontra-se já implementada no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Durante as próximas semanas, será instalada em todas as unidades de saúde hospitalares.
Uma iniciativa que vem reforçar ainda mais a proximidade dos cidadãos aos serviços de saúde, fomentando a literacia digital em saúde.
FONTE: SNS