A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira anunciou hoje o encerramento de todos os espaços públicos desportivos ao ar livre e dos parques infantis do concelho, no âmbito das medidas de prevenção face à epidemia de Covid-19.
Em comunicado, a autarquia, do distrito de Lisboa explica que a medida tem efeitos imediatos e contempla espaços descobertos, como polidesportivos e multidesportivos, campos de ténis, de jogo e recreio, parques infantis, ginásios fitness e ‘skate parks’.
A Câmara de Vila Franca de Xira justifica a medida com a situação de alerta decretada pelo Governo na sequência da epidemia de Covid-19.
O Governo declarou na sexta-feira o estado de alerta no país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão, e suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas a partir de hoje, impondo restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.
Portugal registou hoje a primeira morte por Covid-19, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido, e há 331 pessoas infetadas, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.
O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.