SAÚDE QUE SE VÊ

Agência de Proteção do Ambiente dos EUA quer cortar serviços e despedir

LUSA
18-03-2025 23:52h

A agência dos EUA para a proteção do ambiente (EPA, na sigla em Inglês) quer suprimir o departamento de investigação e desenvolvimento e despedir a maioria dos efetivos, segundo documentação vista por congressistas democratas.

O desmantelamento deste departamento (cuja sigla em Inglês é ORD), noticiado pelo New York Times (NYT), ocorre no quadro da ofensiva de Donald Trump contra os serviços do Estado federal em geral.

No final de fevereiro, a Casa Branca anunciou um objetivo de cortar dois terços do financiamento da EPA, que empregava mais de 15 mil pessoas em 2024.

O departamento em causa tem 1.540 funcionários, segundo a documentação apresentada na sexta-feira pelos atuais dirigentes da EPA na Casa Branca, segundo o NYT.

Segundo o seu sítio, o ORD faz investigações “que fornecem a base das tomadas de decisão credíveis para preservar a saúde humana e os ecossistemas dos poluentes ambientais”.

Segundo a documentação vista pelos congressistas democratas integrantes da comissão da Câmara dos Representantes para a Ciência, a EPA tenciona despedir 50% a 75% daqueles 1.540 funcionários.

MAIS NOTÍCIAS