SAÚDE QUE SE VÊ

EUA: Fortuna de ‘Dr. Oz’ ligada a empresas sobre as quais pode exercer poder se nomeado

Lusa
21-02-2025 11:33h

A fortuna do famoso cirurgião cardíaco conhecido pelo programa televisivo "Dr. Oz Show", nomeado por Trump para liderar as agências que gerem os programas federais de saúde, aumentou devido às empresas sobre as quais pode exercer um poder significativo.

De acordo com um relatório de ética governamental recentemente divulgado, o ex-apresentador de 'talk shows', de 64 anos, prometeu desfazer-se destas empresas no prazo de três meses após a confirmação da sua nomeação, que ainda não ocorreu.

Garantiu também que, até então, não participaria em nenhum assunto que pudesse afetar os seus investimentos, noticiou hoje a agência Associated Press (AP).

O património líquido de Oz está entre 98 e 332 milhões de dólares, de acordo com uma análise daquele gabinete.

Oz ganhou fama e ganhou milhões com o seu 'talk show' diurno. Os mais recentes dados mostram que também possui milhões de dólares em ações em empresas de seguros de saúde, fertilidade, produtos farmacêuticos e vitaminas.

Os seus investimentos afetam quase todos os aspetos do sistema de saúde, frisou Lawrence Gostin, professor de saúde pública na Universidade de Georgetown.

"Tem as suas impressões digitais e o seu financiamento em todo o sistema de saúde, desde os serviços à inteligência artificial e aos produtos médicos", apontou Gostin.

"Parece-me que estes conflitos estão tão interligados nas finanças dele e da sua família que não sei como é que ele consegue libertar-se de tudo isto", acrescentou.

Se for confirmado pelo Senado, Oz seria responsável pelos programas dos quais mais de metade do país depende para o seguro de saúde: Medicaid, Medicare e Affordable Care Act.

Como responsável desta agência, Oz tomaria decisões sobre a forma como o governo cobriria os procedimentos, as admissões hospitalares e os medicamentos nestes programas, para além das taxas de reembolso que os médicos e outros prestadores receberiam pelos seus serviços.

Oz candidatou-se, sem sucesso, em 2022, para representar a Pensilvânia no Senado dos EUA como republicano.

Durante a campanha, apelou à expansão do Medicare Advantage, a versão cada vez mais popular do Medicare, gerida por seguradoras privadas que foram acusadas de defraudar o governo em milhares de milhões de dólares através do programa.

Antes de se virar para a política, Oz foi um conceituado cirurgião cardíaco na Universidade de Columbia. Alcançou a fama no "The Oprah Winfrey Show" com aparições onde discutia dietas para perda de peso, Botox e técnicas antienvelhecimento.

Por fim, conseguiu o seu próprio programa, que se tornou popular, mas atraiu duras críticas da comunidade científica. Alguns colegas da Universidade de Columbia pediram a sua remoção por causa de alegações que fez sobre produtos na televisão.

A audiência de confirmação de Oz para administrar as agências que gerem os mais importantes programas federais de saúde ainda não foi agendada.

MAIS NOTÍCIAS