Os três hospitais do Oeste vão investir, em 2025, 5,1 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em projetos de eficiência energética, informou a Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste.
A verba vai permitir aos hospitais das Caldas da Rainha e Peniche (no distrito de Leiria) e de Torres Vedras (no distrito de Lisboa “uma diminuição média de mais de 920 toneladas de gases de efeito de estufa, o equivalente às emissões de cerca de 200 carros durante um ano”, segundo a ULS do Oeste.
O investimento em beneficiação e reconversão energética no Hospital de Torres Vedras será de 2,67 milhões de euros. No Hospital de Caldas da Rainha vão ser realizados investimentos que ascendem a 1,44 milhões de euros. No Hospital de Peniche, as melhorias na eficácia energética vão canalizar um investimento total de 993 mil euros.
As intervenções a realizar nas três unidades englobam instalação de sistemas de energia renovável solar fotovoltaica, substituição da iluminação atual por tecnologia LED mais eficiente, sistemas de otimização dos recursos hídricos, substituição de caldeiras e sistemas de arrefecimento, bem como das superfícies envidraçadas, entre outras ações com impacto ao nível da eficiência energética.