SAÚDE QUE SE VÊ

PSD/Terceira alega que acusações do PS sobre serviços de saúde não têm fundamento

LUSA
04-10-2024 18:30h

O PSD/Terceira disse hoje que as acusações de degradação de serviços de saúde apontadas pelo PS não têm fundamento e acusou o partido de apresentar propostas que já estão a ser desenvolvidas.

“A única degradação que existe é na ação política do Partido Socialista, marcada por um constante bota-abaixo e pela ausência de ideias novas, dado que as únicas propostas que apresenta são somente medidas que o próprio Governo dos Açores já está a desenvolver, como é o caso da central de compras na área da Saúde”, referiu a comissão política da ilha Terceira do PSD, em comunicado de imprensa.

O PS/Terceira alertou hoje, em conferência de imprensa, para a “degradação” de serviços de saúde na ilha, dando como exemplos falhas na lavandaria, por falta de detergente, falta de material de consumo clínico e falta de meios humanos, no hospital.

No Centro de Saúde da Praia da Vitória, o PS denunciou que falta água quente, devido a uma avaria na caldeira, e não há sistema de climatização do ar.

“Esta degradação é já em si um indício de um problema maior, que é a degradação do Serviço Regional de Saúde e todas as ilhas teriam exemplos semelhantes a dar”, disse o dirigente do PS/Terceira e deputado regional José Toste.

Reagindo a estas afirmações, a comissão política da ilha Terceira do PSD considerou que são “acusações sem fundamento”, elencando um conjunto de medidas tomadas pelo atual executivo (PSD/CDS-PP/PPM) na área da Saúde, desde 2020.

“Graças ao governo da coligação PSD/CDS-PP/PPM, a ilha Terceira regista hoje uma taxa de cobertura por médico de família próxima dos 90% da população, o que nunca aconteceu nos governos socialistas. Há hoje um investimento efetivo nos cuidados de saúde de proximidade”, apontou.

Segundo os sociais-democratas, o hospital da Ilha Terceira “aumentou a sua atividade assistencial, realizando mais consultas externas, mais cirurgias, mais exames e mais tratamentos” e na Unidade de Saúde de Ilha houve um “reforço no investimento”.

“Se, em 2020, a Unidade de Saúde da Ilha Terceira tinha um investimento de perto de 150 mil euros, no final de 2023 este investimento ascendia a cerca de 736 mil euros. Ou seja, verificou-se um aumento de 390% do investimento do Governo dos Açores”, lê-se na nota.

Os dirigentes do PSD/Terceira destacaram ainda a renovação dos equipamentos especializados de raio-X digital no hospital e na Unidade de Saúde de Ilha, que tinham “mais de 20 anos”, num investimento superior a 1,5 milhão de euros.

“A atualização do valor pago às Casas do Povo pela utilização dos respetivos espaços como postos de saúde”, que “já não acontecia há 15 anos”, e a entrada em funcionamento de uma unidade de radioterapia na ilha Terceira, que “já realizou mais de 3.000 tratamentos desde a sua inauguração em setembro de 2021” são outras medidas destacadas pelo PSD.

MAIS NOTÍCIAS