O Governo de Moçambique entregou hoje aos serviços distritais de saúde da província de Manica, centro do país, três ambulâncias e 12 motorizadas, para melhorar a assistência sanitária à população, nomeadamente em locais de díficil acesso.
“Os meios vêm reforçar a frota de viaturas existentes na província com o objetivo de prover melhor assistência sanitária à população”, disse a governadora da província de Manica, Francisca Tomás, na cerimónia de entrega desses meios, na cidade de Chimoio.
A governadora pediu o uso racional dos meios, para que durem mais tempo: “Não queremos ouvir que as ambulâncias estão a ser usadas para carregar carvão, lenha ou família em detrimento do doente. Elas pertencem à população. Por isso, é a elas que devem servir”.
Os meios foram entregues para serem alocados aos distritos de Vanduzi, Guro, Tambara, Acate, Manica, Báruè, Macate, Gondola, Mossurize, Sussundenga, Machaze, bem como à cidade de Chimoio, capital da província.
Francisca Tomás avançou ainda que as motorizadas serão usadas para os locais de difícil acesso, onde não é possível chegar com outras viaturas.
“O mesmo apelo é extensivo aqueles distritos que receberam motorizadas. Conservem-nas, pois vão permitir assistir à população que reside em zonas mais recônditas da província”, acrescentou.
A província de Manica conta atualmente com um total de 146 unidades sanitárias, das quais constam seis hospitais distritais, além do Hospital Provincial de Chimoio (HPC), para um universo de cerca de 1,9 milhões de habitantes.