A requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Sangalhos, no concelho de Anadia, vai ultrapassar o meio milhão de euros, passando os serviços de saúde temporariamente para o edifício dos antigos CTT, anunciou hoje a Câmara Municipal.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, explicou que esta é uma obra que surge para “aproveitar o PRR“ (Plano de Recuperação e Resiliência), no âmbito da eficiência energética, contando com um financiamento a 100%.
“Depois da requalificação do Centro de Saúde de Anadia, impunha-se a requalificação desta extensão de saúde, para que utentes e profissionais de saúde tenham melhores condições, em termos de salubridade, etc. Desde a sua construção, o edifício não tinha sido alvo de qualquer investimento em obras de conservação”, justificou.
Segundo a Câmara Municipal de Anadia, a empreitada de requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Sangalhos foi adjudicada à empresa Revilaf Construction SA, pelo montante de 552.902,40 euros.
Terá um prazo de execução de oito meses, sendo o edifício alvo de uma intervenção ao nível da cobertura, caixilharias, eficiência energética, climatização e espaços exteriores.
As obras pretendem dotar as instalações de “meios físicos, tecnológicos e humanos satisfatórios, para que se possa proporcionar uma resposta adequada ao desempenho da missão e de qualidade nos cuidados prestados”.
“O equipamento não reúne as condições adequadas que contribuam para alcançar maior eficiência no desempenho dos profissionais daquela entidade, por forma a garantir a melhor prestação do serviço aos cidadãos da freguesia de Sangalhos”.
No decorrer da empreitada, os serviços de saúde irão funcionar temporariamente no edifício dos antigos CTT, na rua do Comércio.
De acordo com a presidente da Câmara de Anadia, o edifício dos antigos CTT será alvo de obras de adaptação e melhoramentos, no valor de 65 mil euros.
“Durante o mês de setembro, os serviços de saúde irão mudar-se temporariamente para estas instalações. Estimamos que no início de outubro tenham início as obras [no Centro de Saúde de Sangalhos]”, concluiu.