As operações áreas no aeroporto internacional de Berlim-Brandeburgo (BER) foram retomadas pouco depois das 10 horas locais (09:00 em Lisboa), depois de terem estado suspensas devido a uma falha informática com consequências por todo o mundo.
“O check-in dos passageiros está a ser retomado. Mas podem registar-se tempos de espera mais longos devido a esta perturbação”, revelou um porta-voz do aeroporto à agência de notícias France Press.
Todas as partidas e aterragens tiveram de ser canceladas ao início da manhã em Berlim devido a uma falha generalizada nos sistemas informáticos.
De acordo com o portal de informação RBB, terá havido uma falha no servidor e vários sistemas de emergência terão sido acionados. O jornal Tagesspiegel avançou que o sistema informático da torre de controlo do aeroporto teria sido afetado.
Em Hamburgo, e segundo o jornal Welt, as chegadas e partidas de quatro companhias aéreas tiveram de ser interrompidas, a Eurowings, a Ryanair, a Vueling e a Turkish Airlines. Inicialmente, as companhias aéreas emitiam os bilhetes manualmente.
O jornal Bild acrescenta que as perturbações nos sistemas informáticos a nível internacional também estão a causar problemas no aeroporto de Nuremberga. Por agora não se registaram atrasos graves, mas é previsível que os horários sejam alterados durante todo o dia.
Também por uma falha técnica grave, o Hospital Universitário de Schleswig-Holstein cancelou hoje todas as cirurgias planeadas nas suas instalações em Kiel e Lübeck. A informação foi disponibilizada no site oficial do hospital.
Uma falha global no sistema da Microsoft está a causar problemas em inúmeras empresas, incluindo companhias aéreas, financeiras, de media e outras indústrias em vários pontos do mundo.