O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar hoje uma reunião de emergência sobre a Ucrânia, após o ataque russo a um hospital pediátrico em Kiev que matou 38 pessoas, anunciou um porta-voz da ONU.
A reunião, prevista para as 10:00 locais (15:00 em Lisboa), responde a um pedido nesse sentido feito pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse o porta-voz da ONU, Farhan Aziz, à agência noticiosa France-Presse (AFP).
Segunda-feira, a Rússia disparou cerca de 40 mísseis contra várias cidades ucranianas, matando 38 pessoas e ferindo cerca de 190, segundo um relatório oficial divulgado por Zelensky.
No mesmo dia, a Ucrânia convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas na sequência de "ataques russos contra edifícios civis".
Segundo o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Ucrânia, Danielle Bell, é "altamente provável" que o hospital pediátrico de Kiev tenha sido atingido por "um golpe direto" de um míssil russo
Danielle Bell descreveu o ataque segunda-feira como "um dos mais graves” a que se assistiu “desde o início da invasão em grande escala da Rússia" na Ucrânia, em fevereiro de 2022.