SAÚDE QUE SE VÊ

Reabriu extensão de saúde do Soajo em Arcos de Valdevez

Lusa
05-07-2024 16:05h

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) anunciou hoje a reabertura da extensão de saúde de Soajo, em Arcos de Valdevez, que serve cerca de 300 utentes e que se encontrava encerrada desde fevereiro.

A reabertura, na última segunda-feira, resultou da articulação de esforços entre a ULSAM e a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, que financiou as intervenções de beneficiação do edifício.

“Esta intervenção permitiu uma melhoria das condições do espaço, assegurando um atendimento mais célere e eficaz aos utentes, além de melhorar a qualidade dos serviços à comunidade”, explica a ULSAM.

Numa “primeira fase, a extensão de saúde vai estar em funcionamento às segundas-feiras, das 08:30 às 16:30, mas a curto prazo passará a funcionar duas vezes por semana”.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Junta do Soajo, Alexandre Gomes, referiu que a extensão encerrou em fevereiro quando o único médico da unidade se reformou.

Alexandre Gomes referiu que a extensão de saúde, inaugurada em 1996, serve cerca de 300 utentes do Soajo e da freguesia vizinha de Gavieira.

O autarca destacou a importância daquela extensão na freguesia devido “à idade avançada de 90% da população”.

“É complicado para os idosos se deslocarem a Arcos de Valdevez, que são 21 quilómetros. Quando não conseguem horário nos autocarros têm de se deslocar de táxi, o que é muito dispendioso para as pessoas”, reforçou.

 

MAIS NOTÍCIAS