SAÚDE QUE SE VÊ

Doentes de Parkinson exigem Estatuto de Cuidador Informal

08-11-2018 18:37h

Ana Botas defendeu hoje no programa "Saúde em Dia" do canal S+ que é urgente aprovar o Estatuto de Cuidador Informal. A Presidente da Associação de Doentes de Parkinson associa-se aos apelos já feitos por várias associações de doentes. Estima-se que em Portugal existam 20 mil doentes com Parkinson, uma doença degenerativa do cérebro e que com o aumento da longevidade esse número possa chegar aos 30 mil.

Segundo a Entidade Reguladora da Saúde, o nosso país é dos que tem mais cuidadores informais sem formação e a maior taxa de cuidados domiciliários informais da Europa.

As associações de amigos e doentes esperam com o novo Estatuto do Cuidador Informal conseguir dar mais apoio aos seus dependentes obtendo flexibilização laboral e benefícios fiscais. 

 

No Sábado passado, em Vila Nova de Cerveira, à margem do 1º Encontro Nacional de Cuidadores Informais, Marcelo Rebelo de Sousa disse acreditar que o Estatuto do Cuidador Informal seria aprovado no Parlamento antes das eleições Legislativas de 2019.

Para o Presidente da República só este estatuto permitirá dar dignidade a um número bastante elevado de cidadãos que têm de cuidar "24 horas por dia, todos os dias, semanas e meses, sem vencimento, sem pensões, sem folgas, sem férias e sem direitos sociais".

 

 

MAIS NOTÍCIAS