O Ministério da Saúde timorense informou hoje que há um novo caso suspeito de Covid-19 em Díli, um cidadão estrangeiro com “sintomas respiratórios” e que está atualmente isolado em casa à espera do resultado de testes.
“Um cidadão estrangeiro com problemas respiratórios e uma história recente de viagens para países de alto risco está a ser investigado como um possível caso de coronavírus”, refere uma nota do Ministério da Saúde divulgada na sua página oficial do Facebook.
“Está estável e sob observação. Amostras foram recolhidas e vão ser enviadas para a Austrália para serem testadas”, refere a nota.
Rajesh Pandav, responsável da OMS em Díli, confirmou à Lusa que o cidadão, cuja nacionalidade não foi revelada, está isolado, em sua casa e sem contacto com outras pessoas.
Fonte do Ministério da Saúde disse à Lusa que não se trata de um cidadão português.
A notícia surge depois de ser confirmado que deram negativas análises a um outro cidadão estrangeiro, de nacionalidade italiana, que esteve isolado desde a passada semana.
O resultado negativo foi dado hoje a conhecer numa reunião que está a decorrer do primeiro-ministro com o corpo diplomático acreditado em Díli para “falar dos preparativos para a máxima vigilância e controlo do Covid-19 em Timor-Leste, que é hoje uma preocupação a nível mundial”.
Timor-Leste não tem ainda qualquer caso confirmado da doença.