SAÚDE QUE SE VÊ

Mais de 42.000 médicos venezuelanos emigram devido à crise - Federação

LUSA
19-01-2024 07:12h

Mais de 42 mil médicos venezuelano emigraram, nos últimos anos, para fugir à crise política, económica e social no país, disse a Federação Médica Venezuelana (FMV).

O presidente da FEV, Douglas León Natera, apontou, na quinta-feira, os baixos salários, a escassez de material e as precárias condições de trabalho, como algumas das causas da emigração dos profissionais de saúde.

“Nós parámos a certificação em 42 mil [médicos]. É possível que muitos mais tenham saído, mas esse é o número que quantificámos, de médicos que foram para o estrangeiro, procurar melhores condições de vida e para enviar remessas às famílias”, afirmou, ao diário El Impulso.

Douglas León Natera denunciou que “cerca de 97% dos hospitais do país carecem de suprimentos”, registam falhas constantes de abastecimento de água e eletricidade, medicamentos, equipamentos cirúrgicos, camas e manutenção de elevadores.

“E os trabalhadores do setor da saúde já não podem viver com salários de fome”, frisou, sublinhando que também “a perseguição do Governo contra os trabalhadores” do setor levou a “demissões em massa e à migração de médicos de todas as especialidades”.

León Natera estimou que no país existam perto de 80 mil médicos e insistiu que o Governo venezuelano tem de avançar com um programa de recuperação hospitalar, já pedido, mas até agora sem resposta.

A FMV acusou ainda o Governo de “ocultar informação relacionada com a saúde”, em particular os dados sobre a dengue, a tuberculose e outras doenças anteriormente declaradas controladas e desaparecidas no país.

“Não sei qual é a razão desta ocultação. Ao não ter dados e o número de patologias ativas no país, os médicos não têm forma de as atacar. Falar em prevenção e cura, como o Governo faz, é copiar a política de países como Cuba, que sempre escondeu os números gerais das doenças e, em consequência, espalham-se e não há como prevenir e curar de forma eficaz”, disse.

Desde 2015, 7.722.579 venezuelanos saíram do país, de acordo com dados da Plataforma de Coordenação Interagências para os Refugiados e Migrantes da Venezuela (R4V), obtidos a 30 de novembro.

Desse total, 6.538.756, venezuelanos optaram por radicar-se em outros países da América Latina e das Caraíbas.

A Colômbia, com 2,88 milhões de venezuelanos, é o país com mais migrantes originários da Venezuela, seguindo-se o Peru (1,54 milhões), o Brasil (510.500), o Equador (474.900) e o Chile (444.400).

A Argentina registou 217.700 migrantes venezuelanos, o Uruguai 32.900, a Bolívia 16.400 e o Paraguai 5.200.

Nas Caraíbas, 124.100 venezuelanos emigraram para a República Dominicana, 36.200 para Trindade e Tobago, 21.700 para a Guiana, 17.100 para Aruba e 14.000 para Curaçau.

Os dados representam a soma de refugiados, migrantes e requerentes de asilo, fornecidos pelos Governos dos países de acolhimento, sem ter em conta os venezuelanos em processo migratório irregular.

MAIS NOTÍCIAS