SAÚDE QUE SE VÊ

Ucrânia: Navio panamiano embate numa mina e explosão causa dois feridos

Lusa
28-12-2023 13:58h

Um navio de pavilhão panamiano que ia carregar cereais num porto da Ucrânia embateu numa mina e a explosão feriu dois marinheiros, anunciou hoje a guarda de fronteira ucraniana.

“Dois marinheiros ficaram feridos. Um deles foi tratado no local, enquanto o outro foi levado para o hospital mais próximo para ser examinado. O seu estado é satisfatório”, disse a guarda de fronteira num comunicado.

O navio perdeu o controlo e deflagrou um incêndio após o impacto com “uma mina marítima inimiga no Mar Negro”, segundo a mesma fonte, numa referência à Rússia.

“O navio graneleiro dirigia-se para um porto do Danúbio para carregar cereais”, disse a guarda ucraniana, citada pela agência francesa AFP.

Foram enviados rebocadores para levar o navio ao porto.

A invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022, bloqueou a exportação de cereais ucranianos e russos, causando uma subida generalizada de preços e o receio de insegurança alimentar a nível global.

Um acordo sob mediação das Nações Unidas e da Turquia permitiu à Ucrânia exportar cereais através do Mar Negro durante quase um ano.

A Rússia retirou-se do acordo em julho, denunciando as sanções ocidentais que visavam as suas próprias vendas de produtos agrícolas.

As autoridades ucranianas continuaram a exportar através da criação de um corredor marítimo, embora a níveis mais baixos do que quando o acordo estava em vigor.

Nos últimos meses, a Rússia atacou várias vezes as infraestruturas portuárias ucranianas no sul e no Danúbio, outra rota comercial da agricultura ucraniana.

A Ucrânia e a Rússia são dois dos maiores produtores agrícolas. Antes da guerra, forneciam, em conjunto, 28% do trigo consumido no mundo, 29% da cevada, 15% do milho e 75% do óleo de girassol, segundo a revista britânica The Economist.

MAIS NOTÍCIAS