SAÚDE QUE SE VÊ

LOURES: Unidade de Saúde vai abranger mais de 226 mil habitantes

Lusa
20-12-2023 14:45h

A nova Unidade de Saúde Loures-Odivelas, que visa a articulação entre vários níveis de cuidados, vai abranger uma população de 226.072 habitantes, dos quais 148.034 de Odivelas e 78.038 de Loures, segundo uma nota do Hospital Beatriz Ângelo.

O equipamento vai assegurar a prestação de cuidados de saúde à população do concelho de Odivelas e das freguesias de Loures, Lousa, Fanhões, Bucelas, Santo Antão e São Julião do Tojal e da União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, do concelho de Loures.

De acordo com a nota, o que se pretende é “potenciar ganhos associados à gestão em rede dos recursos, com integração vertical dos cuidados, contribuir para a melhoria do acesso, qualidade e eficiência dos cuidados prestados”, e valorizar os cuidados de saúde primários.

As ULS, entidades públicas empresariais, são um modelo de organização que promove a gestão integrada de cuidados de saúde primários e hospitalares agregando, numa só instituição, hospitais, centros hospitalares, centros de saúde e agrupamentos de centros de saúde de uma área geográfica.

Em setembro, o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, anunciou uma “grande reforma” a partir de janeiro de 2024 com a criação de 31 ULS, a acrescer às oito já existentes. Uma delas é a de Loures-Odivelas (Hospital de Loures com o Agrupamento de Centros de Saúde Loures-Odivelas).

MAIS NOTÍCIAS