SAÚDE QUE SE VÊ

Inaugurado novo hospital em Macau para aumentar capacidade no tratamento de doenças graves

Lusa
20-12-2023 11:04h

O aumento da capacidade no tratamento de doenças graves e na prestação de serviços médicos especializados são os objetivos do Hospital Macau Union, que entrou hoje em funcionamento, disse o chefe do Governo da região.

A entrada em funcionamento, a título experimental, "constitui um precedente para a cooperação entre Macau e o interior da China na prestação de serviços de saúde, abre um novo capítulo e fixa um novo marco no setor da saúde local, demonstrando o sucesso da prática do princípio 'um país, dois sistemas'" no território, sublinhou Ho Iat Seng, no discurso na cerimónia, por ocasião do 24.º aniversário da região administrativa especial chinesa.

O governante sublinhou que a prioridade das autoridades "é a saúde e a vida da população" e por isso tem "assegurado o investimento de recursos na área" e "aperfeiçoado a rede de serviços de saúde públicos", além do reforço da cooperação "com instituições médicas sem fins lucrativos e clínicas privadas para se complementarem mutuamente".

Ho Iat Seng lembrou que a indústria de 'big health' da medicina tradicional chinesa é uma das quatro indústrias a desenvolver no âmbito do plano de desenvolvimento da diversificação adequada da economia, cuja implementação vai iniciar-se no próximo ano, e o Hospital Macau Union permite "acelerar a construção" do "centro médico regional a nível nacional".

O novo hospital situa-se no Cotai, área onde está localizada grande parte dos casinos em Macau, e tem uma área bruta de construção de cerca de 430 mil metros quadrados, sendo o maior complexo de cuidados de saúde do território, contando com vários edifícios.

O Hospital Macau Union tem mais de 800 camas, tecnologia e equipa de gestão do Peking Union Medical College Hospital (PUMCH) e vai lançar gradualmente serviços integrados de oncologia, tais como radioterapia, tendo ainda como objetivo desenvolver especialidades nas áreas de medicina estética, medicina tradicional chinesa, gestão de saúde.

Em 2021, o Governo de Macau, com o apoio da Comissão de Saúde da China e de outras instituições, escolheu o PUMCH como parceiro para operar e gerir conjuntamente o Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas, com o "intuito de melhorar a saúde e o bem-estar dos residentes locais e aumentar a capacidade de oferta de serviços médicos especializados" em Macau.

MAIS NOTÍCIAS