SAÚDE QUE SE VÊ

Câmara de Silves aprova orçamento de 72 milhões de euros para 2024

LUSA
13-12-2023 15:43h

O orçamento da Câmara de Silves para 2024 ascende a 72 milhões de euros, um aumento de 6,6 milhões em relação a este ano, priorizando a concretização de projetos e obras, anunciou hoje o município.

O orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) do município de Silves, no distrito de Faro, foram aprovados em Assembleia Municipal com 12 votos a favor dos eleitos da CDU, as abstenções das bancadas do PSD (08) e do PS (06) e o voto contra do Chega.

Os documentos foram aprovados pelos quatro eleitos do executivo autárquico de maioria CDU – coligação formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e Partido Ecologista Os Verdes (PEV) -, e as abstenções dos dois vereadores do PSD e um do PS.

De acordo com os números avançados pelo município, as despesas correntes absorvem 47 milhões de euros (ME) e as de capital 24 ME, estimando-se que as receitas correntes atinjam os 55,6 ME e as de capital os 8,6 ME.

Em comunicado, a Câmara refere que os documentos provisionais agora aprovados e que orientam a gestão municipal “assentam em 31 linhas de orientação estratégica que, por sua vez, sustentam a intervenção autárquica de forma abrangente, integrada e alicerçada na definição de prioridades”.

Segundo a autarquia, as despesas de capital, cujo montante ascende a 24ME, “é um valor indicador fundamental da grande dinâmica municipal em termos de concretização de projetos e obras”.

Entre os projetos e obras, o município destaca a conclusão da Escola Básica de Alcantarilha e do Bairro do Progresso (Silves), a adaptação funcional dos centros de Saúde de Armação de Pêra, São Bartolomeu de Messines, Alcantarilha, Tunes, Silves e a deslocalização do Centro de Saúde de São Marcos da Serra.

Os investimentos destinam-se ainda à conservação da ponte velha de Silves, reabilitação das muralhas da Almedina, construção do novo reservatório de água no Monte de São José, requalificação do centro histórico de São Bartolomeu de Messines e à nova Estação Elevatória de Água na Portela de Messines.

Nas prioridades apontadas pelo município incluem-se também as construções da pista de atletismo em Tunes, do pavilhão polidesportivo, e da Variante ao Perímetro Industrial, em Algoz, bem como a requalificação e repavimentação de várias vias de acesso na cidade de Silves, e nas freguesias de Armação de Pêra, São Marcos da Serra e São Bartolomeu de Messines.

A Câmara refere que a atividade autárquica “prossegue num quadro de finanças públicas equilibradas e saudáveis, potenciando-se os recursos financeiros através do aproveitamento de fundos nacionais, comunitários e outros meios externos, bem como do uso do planeamento plurianual, tendo como objetivo último a alavancagem do investimento e da capacidade de realização da autarquia nos vários domínios de intervenção”.

MAIS NOTÍCIAS