SAÚDE QUE SE VÊ

Lançada primeira pedra de nova unidade de saúde familiar na Amadora

LUSA
13-12-2023 14:31h

O Governo e a Câmara da Amadora lançam hoje a primeira pedra da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Ribeiro Sanches, em São Brás, que vai custar 3,4 milhões de euros e servir cerca de 20.900 utentes.

O projeto de criação da USF Ribeiro Sanches, na Praceta do Moinho da Boba, junto à estrada da Serra da Mira, na freguesia da Mina de Água, tem como promotor o município da Amadora e será apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com a atribuição de 3.212.200 euros (3.412.361 euros já com IVA).

A unidade de saúde está atualmente a funcionar em instalações provisórias, de contentores/monoblocos.

O novo edifício contará com dois pisos, com várias salas de espera e tratamento, gabinetes de consulta e de enfermagem, numa área bruta de construção de 1.312 metros quadrados e uma área de implantação de 989 metros quadrados.

Segundo a autarquia, o objetivo é criar “melhores condições para servir a população, bem como aumentar a taxa de cobertura dos serviços de saúde de proximidade, assegurando uma intervenção precoce na doença”.

Serão servidos por esta unidade cerca de 20.900 utentes, com base num programa funcional “US tipo 5”.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra contará com as presenças da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, da presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, e do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

MAIS NOTÍCIAS