SAÚDE QUE SE VÊ

Caso gémeas: BE pede rapidez nas conclusões das investigações e recusa especular

LUSA
13-12-2023 12:27h

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, pediu hoje rapidez nas conclusões das investigações sobre o caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital Santa Maria, escusando-se a comentar o tema enquanto isso não acontecer.

Durante uma conferência de imprensa sobre o acordo alcançado na COP28, Mariana Mortágua foi questionada pelos jornalistas sobre os mais recentes desenvolvimentos sobre o caso das gémeas, concretamente as críticas do ex-secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales ao inquérito aberto pela Ordem dos Médicos.

“São necessárias explicações e conclusões. Este caso está sob investigação e é necessário chegar a todas as conclusões possíveis. Não vale a pena entreter-nos a fazer comentários ou a prever resultados possíveis ou a especular sobre o que se passou antes de ter conclusões de uma investigação”, começou por responder.

Segundo a líder bloquista, “é preciso chegar rapidamente a conclusões sobre esta investigação” para poder apurar o que aconteceu e se há ou não responsabilidades criminais ou “uma enorme imprudência”.

“Seja o que for que tiver acontecido, o mais importante é garantir que o Serviço Nacional de Saúde, tal como qualquer outro serviço público, está aberto a todas as pessoas em igualdade de circunstâncias e esta é uma certeza que toda a gente tem que ter”, acrescentou.

A essência dos serviços públicos, da sua credibilidade e da sua qualidade, de acordo com Mariana Mortágua, é “oferecerem exatamente o mesmo serviço a toda a gente”, seja “rico ou pobre, muito influente ou pouco influente”.

“Quanto ao caso em concreto, vamos aguardar os resultados das investigações”, reiterou.

Sobre as declarações na véspera de José Luís Carneiro, um dos candidatos às eleições internas do PS, a coordenadora do BE manteve a mesma linha que tem adotado de não comentar a campanha para a sucessão de António Costa na liderança socialista.

“Os militantes do PS irão eleger o seu secretário-geral e eu cá estarei para debate com o próximo secretário-geral do PS”, disse apenas.

Perante a insistência dos jornalistas, Mortágua reiterou que não tem candidatos preferidos.

O ex-secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales considerou na terça-feira o inquérito aberto pela Ordem dos Médicos ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas em Portugal como uma "inqualificável intromissão na atividade de um órgão de soberania".

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, disse nesse dia à Lusa que pediu ao Conselho Disciplinar da Região Sul da Ordem dos Médicos que avalie o comportamento dos médicos envolvidos no caso das gémeas luso-brasileiras para perceber se há matéria disciplinar em que possa ter intervenção.

“Perante toda a informação que nos tem chegado pedi ao Conselho Disciplinar para avaliar este caso e para avaliar, obviamente, os médicos”, inclusive o ex-secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales, disse Carlos Cortes.

Em resposta a estas declarações, Lacerda Sales disse à Renascença que “tem a consciência tranquila”.

“Relativamente ao processo de inquérito promovido pela Ordem dos Médicos, em que o bastonário Dr. Carlos Cortes pretende que seja apurada, entre outros, a minha atuação enquanto secretário de Estado, eu diria que mais me parece uma oportunidade para o Dr. Carlos Cortes usufruir dos seus cinco minutos de atenção e fama por parte da comunicação social”, disse Lacerda Sales.

MAIS NOTÍCIAS