SAÚDE QUE SE VÊ

Médicos espanhóis com mais de 3.000 consultas gratuitas em Cabo Verde

Lusa
12-12-2023 16:57h

O Consultório Solidário de Saúde Infantil da ONG espanhola África Avanza, na ilha do Sal, principal destino turístico cabo-verdiano, deverá ultrapassar 3.000 consultas gratuitas até final de ano, em oito meses de funcionamento, divulgou hoje a instituição.

"O Consultório Solidário de Saúde Infantil vai ultrapassar as 3.000 consultas gratuitas no seu primeiro ano de atividade. Desde a sua inauguração, em 20 de abril de 2023, tem sido um grande serviço social para a comunidade da ilha", lê-se num comunicado desta organização não-governamental.

Segundo a África Avanza, 61% das crianças atendidas tinham menos de seis anos e os diagnósticos mais frequentes são de doenças respiratórias (22%), dermatológicas (22%), infecciosas e parasitárias (21%). 

"Em termos de encaminhamento de pacientes para especialistas, destacam-se as necessidades de dentistas, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgias", avançou a organização, assinalando que, nos últimos dois meses, as missões de cirurgia pediátrica gratuita do Africa Avanza - uma de cirurgia geral e outra de otorrinolaringologia - contribuíram para curar 61 crianças das listas.

O Consultório Solidário de Saúde Infantil está localizado no Centro Comunitário Chã de Matias, em Espargos, num projeto que conta com o apoio de um dos hotéis da ilha, prestando gratuitamente cuidados médicos a crianças com menos de 13 anos.

A África Avanza é uma organização não-governamental formada por médicos espanhóis que se dedicam a causas humanitárias no continente africano e em outubro de 2020 começou a distribuir refeições no Sal, prevendo beneficiar 800 pessoas.

MAIS NOTÍCIAS