SAÚDE QUE SE VÊ

Coronavírus (COVID-19): Ministério afasta administração responsável pelo SNS24

LUSA
05-03-2020 18:47h

O Governo afastou Henrique Martins, o responsável pelo departamento dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a entidade que gere pela Linha SNS24.

O conselho de administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) foi afastado de funções pela tutela, avançam vários meios de comunicação em Portugal.

"O secretário de Estado da Saúde [António Sales] disse-me ontem à noite [quarta-feira] que já não estava a trabalhar no dia seguinte", disse Henrique Martins ao jornal Público. Este responsável disse que o governante não lhe explicou a decisão do seu afastamente.

Além de Henrique Martins, foram afastados Artur Mimoso e João Martins, membros do conselho de administração. Os SPMS são responsáveis pela gestão da informática e das compras do Serviço Nacional de Saúde.

A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.

 
O COVID-19 é uma doença provocada por um novo coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, no final do ano passado.

A doença pode causar infeções respiratórias, como pneumonia, e provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 94 mil pessoas em 80 países, incluindo seis em Portugal.

Itália é o país mais afetado na Europa e o país anunciou hoje que todas as escolas e universidades encerram a partir de quinta-feira e até 15 de março como medida de precaução face à epidemia de COVID-19, que já provocou mais de 100 mortos no país.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de COVID-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

MAIS NOTÍCIAS