SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: MNE de Itália acusa CNN de “distorção da realidade”

LUSA
05-03-2020 18:30h

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália acusou hoje a televisão norte-americana CNN de dar uma “visão distorcida da realidade” ao difundir um mapa “em que parece que Itália é a origem do surto de coronavírus” no mundo.

“A Itália é a nação que está a gerir com mais rigor esta emergência que, como sabemos, se desenvolveu na China”, escreve Luigi di Maio num post na rede social Facebook em que incluiu uma imagem do mapa da CNN.

Trata-se de um planisfério com a Itália no centro, de onde parte uma dezena de grandes setas vermelhas para outras partes do mundo.

Para Di Maio, o mapa é apenas de “um exemplo”, havendo “outros media internacionais que também estão a mostrar Itália de forma errada”.

“Pergunto-me qual será a intenção. Discriminar um país que tem um sistema de saúde pública e que está a gerir da melhor forma, apesar de décadas de cortes, uma situação complexa e de emergência em algumas zonas?”, questiona Di Maio, ex-líder do Movimento 5 Estrelas (antissistema), membro da coligação de governo liderada pelo Partido Democrata (centro-esquerda).

A epidemia do novo coronavírus, designado Covid-19, surgiu em dezembro na China, o país que regista mais casos de infeção (80.492) e mais mortes (2.984), segundo os últimos números divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Itália é o segundo país, a seguir à China, com mais casos mortais, 148, e o terceiro, depois da China e da Coreia do Sul, com mais pessoas infetadas, 3.858, segundo números oficiais.

O vírus, que provoca pneumonia, já infetou mais de 93 mil pessoas em 76 países, incluindo nove em Portugal.

MAIS NOTÍCIAS