A empresa Critical TechWorks cancelou a inauguração da sua nova sede no Palácio dos Correios do Porto, evento agendado para dia 18 de março, por prevenção em relação ao surto Covid-19, avançou hoje à Lusa fonte da empresa.
A Critical TechWorks, uma ‘joint venture’ (parceria) entre as empresas Critical BMW e Critical Software, decidiu cancelar a inauguração da nova sede no Porto “devido aos conselhos partilhados pela Direção-Geral de Saúde (DGS) em relação ao coronavírus”, explicou à Lusa fonte oficial Critical TechWorks.
A empresa, fundada em 2018 e que se dedica a apoiar a BMW na construção de 'software' para suas futuras máquinas de direção, tem atualmente 800 colaboradores, entre o Porto e Lisboa, e pretende chegar aos “mil trabalhadores até ao final deste ano de 2020" na sua nova sede nos Aliados, um espaço com uma área de “cinco mil metros quadrados”, acrescentou a mesma fonte.
A antiga sede da Critical TechWorks estava localizada na Rua do Campo Alegre, mas os trabalhadores do Porto já estão todos nas novas instalações do Palácio dos Correios.
Apesar do cancelamento da cerimónia de inauguração do espaço a 18 de março, a Critical TechWorks vai continuar a desenvolver tecnologia para a mobilidade do futuro.
Segundo os últimos dados da DGS, em Portugal estão confirmados oito casos de infeção com o Covid-19, dos quais seis no Porto, um em Coimbra e um em Lisboa.
O surto de Covid-19, detetado em dezembro passado, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.300 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em 79 países, incluindo oito em Portugal.
Das pessoas infetadas, mais de 50 mil recuperaram.
Além de 3.012 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça e Espanha.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.