SAÚDE QUE SE VÊ

Bloco de partos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo tem novas instalações

Lusa
24-10-2023 16:19h

A urgência obstétrica e ginecológica e o bloco de partos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), no distrito de Setúbal, está desde segunda-feira a funcionar em instalações requalificadas e com novos equipamentos, anunciou hoje a unidade de saúde.

Segundo o hospital, as novas instalações permitirão melhorar a qualidade dos cuidados de saúde às utentes, bem como as condições de trabalho para os profissionais.

Com um investimento de cerca de 900 mil euros, esta intervenção foi realizada no seguimento da aprovação de candidatura ao Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Partos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A obra, adianta o CHBM em comunicado, permitiu, entre outras intervenções, melhorar o acesso e os circuitos no serviço, criar novas áreas, nomeadamente uma zona de SO para as utentes e remodelar as instalações sanitárias, melhorando a acessibilidade.

O secretariado tem agora acesso a partir do exterior, facilitando o atendimento às utentes que recorrem a este serviço.

A unidade hospitalar salienta que foi ainda possível adquirir vários equipamentos médicos, tais como camas de parto, marquesas, mesas de reanimação, mesas de anestesia, incubadora, cardiotocógrafos, monitores de sinais vitais, entre outros equipamentos.

A intervenção tinha previsto um prazo de execução de três meses, com data de conclusão estimada para 31 de outubro.

Durante o período de realização da empreitada, o serviço funcionou em instalações próprias noutro local, tendo assegurado a prestação de cuidados a todas as utentes.

Ao longo destes três meses, acrescenta o CHBM, nasceram mais de 470 bebés no CHBM.

Entre janeiro e setembro de 2023, o serviço de obstetrícia e de ginecologia registou o nascimento de 1.162 bebés, realizou 6.610 consultas médicas e 7.309 consultas de enfermagem e efetuou 5.292 meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

Ao abrigo da operação “Nascer em Segurança no SNS”, as urgências de ginecologia e obstetrícia e bloco de partos do CHBM têm funcionado de forma rotativa com outras unidades do distrito de Setúbal, um plano que se vai manter durante o período de inverno por decisão da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde.

Na semana entre 31 de outubro e 05 de novembro, o serviço volta a encerrar ao abrigo do programa nacional.

A “Operação Nascer em Segurança no SNS”, que implica um modelo de funcionamento rotativo em vários serviços e urgências de unidades hospitalares da mesma área geográfica, está em vigor em várias regiões do país desde os fins de semana de Natal e final de ano de 2022.

MAIS NOTÍCIAS