SAÚDE QUE SE VÊ

COVILHÃ: Centro Hospitalar assinala Dia Mundial do AVC

Lusa
23-10-2023 19:22h

No âmbito do Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) que se assinala a 29 de outubro, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, vai assinalar a data alertando a população para os sintomas do AVC e procedimentos a adotar.

A ação, que também vai promover o ensino de estratégias para prevenção da doença, integra diversas iniciativas, entre as quais uma “Conversa sobre o AVC”, que os profissionais de saúde da Unidade AVC (UAVC) do CHUCB “se propõem realizar, com o público em geral, que a ela se queira associar, às 10:15, nas arcadas da Câmara Municipal da Covilhã.

Uma caminhada/passeio, com visita à arte urbana presente na zona histórica da Covilhã, faz parte igualmente do programa agendado para a manhã de domingo.

No período da tarde, pelas 15:00 a equipa da UAVC marcará presença no Auditório do Pavilhão Polidesportivo em Vales do Rio e no Auditório dos Unidos Futebol Clube no Tortosendo, para a apresentação das palestras “Sabes o que é o AVC?”.

“Estas ações na comunidade assentam na estratégia de sensibilização e prevenção, através de uma linguagem acessível a todos, sobre esta patologia, que continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos, no conjunto das doenças cardiovasculares”, refere uma nota do CHUCB.

MAIS NOTÍCIAS