SAÚDE QUE SE VÊ

Projeto para novo hospital em Vila do Conde integra Orçamento do Estado

Lusa
23-10-2023 18:46h

O presidente da Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, revelou hoje que a verba para o projeto de construção do novo polo do Centro Hospitalar local já está inscrita na proposta de Orçamento do Estado para 2024.

Em causa está um novo edifício, que será construído no centro da cidade, que vai complementar a atividade do polo da localidade vizinha da Póvoa de Varzim, servindo os dois concelhos.

“Para nós, devem sempre existir duas unidades do Centro Hospitalar, uma na Póvoa de Varzim e outra em Vila do Conde. O valor para o projeto do novo edifício no nosso concelho já consta na proposta do Orçamento do Estado, e acredito que a obra possa começar em 2025”, disse Vítor Costa.

Esse novo edifício, em Vila do Conde, vai substituir o atual, que é propriedade da Santa Casa da Misericórdia local, e que segundo autarca “já não tem as condições necessárias para dar resposta à população”.

Nesse polo vila-condense ficará instalado o internamento de medicina interna, mas também a parte de ambulatório, consultas, exames e cirurgias, além de uma valência para a saúde mental.

Segundo Vítor Costa, em breve será firmado “um Protocolo de Cooperação” com o Ministério da Saúde para implementação do novo edifício, que vai ocupar uma área de aproximadamente 2.500 metros quadrados, junto às atuais instalações do polo de Vila do Conde.

Ainda neste âmbito, o presidente da Câmara de Vila do Conde informou que a fase de revisão do projeto para a nova Unidade de Saúde Familiar de Caxinas já foi terminada, estando agora em preparação o lançamento da empreitada.

As obras devem arrancar em fevereiro de 2024, e terá um prazo de execução de 18 meses.

A nova unidade vai servir um universo de 14.500 habitantes da zona de Caxinas e Poça da Barca, e além dos cuidados de saúde primários vai ainda abranger valências de nutrição, podologia, serviço sociais e medicina dentária.

MAIS NOTÍCIAS