SAÚDE QUE SE VÊ

Guimarães acolhe na quarta-feira conferência da UNICEF Portugal

Lusa
23-10-2023 15:38h

Guimarães acolhe na quarta-feira a conferência "A Importância das Políticas Locais na Concretização de Direitos Universais", organizada pela UNICEF Portugal, centrada nos direitos das crianças e nas suas perspetivas sobre as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável.

A conferência realiza-se durante todo o dia, no Teatro Jordão, em Guimarães, distrito de Braga, e contará com a participação de especialistas em diversas áreas, dos autarcas de Braga, de Guimarães e do Fundão, assim como de crianças e jovens.

A iniciativa insere-se no âmbito do "Cidades Amigas das Crianças", projeto da UNICEF Portugal que visa contribuir para a realização dos direitos da criança, mediante a adoção de políticas de âmbito local que promovam o bem-estar de todos os cidadãos e em particular das crianças, e o desenvolvimento das comunidades, tanto no presente como no futuro.

A conferência vai debater os desafios atuais e promover o diálogo sobre a importância do desenvolvimento e ambiente sustentável, saúde e bem-estar para todas as crianças, assim como o seu papel ativo na construção das políticas e nos desafios emergentes nas suas comunidades.

"O grande objetivo é reunir autarcas, responsáveis pela política local, e especialistas com várias perspetivas da criança. Debater a atualidade, a importância das alterações climáticas e do desenvolvimento sustentável e de que forma isso afeta as crianças em todas as suas dimensões. Na prática, como tudo isto se transforma na centralidade local ao nível da criança", explicou hoje à agência Lusa, a diretora executiva da UNICEF Portugal.

Beatriz Imperatori diz que outro dos pontos em debate será sobre o que é uma cultura da participação das crianças, um mecanismo fundamental e atual sobre as perspetivas das crianças e o que as afeta, e a importância dessas sensibilidades.

A diretora executiva da UNICEF Portugal anunciou ainda o lançamento hoje de uma nova edição da iniciativa "Tenho voto na matéria", um inquérito 'online' para auscultar as crianças e jovens que vivem em Portugal sobre o que querem para as suas comunidades e como gostariam de ser ouvidos, concretamente ao nível local.

Na última edição participaram mais de 10 mil jovens, disse Beatriz Imperatori, acrescentando que as preocupações manifestadas também serão abordadas na conferência.

Quanto ao programa, às 10:35 está agendado o debate sob o lema "Desenvolvimento e ambiente sustentável, saúde e bem-estar para todas as crianças -- que tendências e desafios?", com a participação da investigadora e professora universitária Ana Santos Pinto, do professor João Joanaz de Melo e da psicóloga clínica Margarida Gaspar de Matos.

O segundo painel, denominado "As crianças no centro da decisão local", contará com a participação da vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e do autarca do Fundão, Paulo Fernandes.

A parte da tarde arranca com o debate sobre "O caminho para criar uma cultura de participação das crianças", no qual vão participar Véronique Lerch, especialista internacional em direitos da criança, Marin Damoc, perito internacional, e de quatro jovens/crianças.

A sessão de encerramento está agendada para as 16:00, a cargo da diretora executiva da UNICEF Portugal, Beatriz Imperatori.

MAIS NOTÍCIAS