O Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, vai desenvolver a partir de segunda-feira um conjunto de ações que pretendem promover a amamentação e a necessidade de apoiar as mães e pais na vida profissional ativa.
Em comunicado, o CHUSJ refere hoje que as iniciativas inserem-se na Semana Europeia da Amamentação e, entre as várias ações, destaca-se a sessão sobre “Legislação de Apoio à Mulher que Amamenta”.
“Desde a gravidez ao pós-parto, existe legislação que protege o casal no regresso à vida profissional. É importante sensibilizarmos e alertarmos as nossas grávidas/casais para os direitos de que dispõem”, explica a enfermeira-chefe do serviço de Obstetrícia do CHUSJ, Carmo Prucha.
As enfermeiras de Saúde Materna e Obstétrica do CHUSJ vão dinamizar ações sobre os benefícios do contacto pele com pele, dinâmicas de grupo com casais, bem como um ‘quizz’ sobre amamentação, que é recomendada pela UNICEF recomenda em exclusivo até aos 6 meses de vida e a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano de vida.