O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) promove na quinta-feira, em Valongo, o fórum “O Espetro de Violência na Pessoa Idosa” para sensibilizar a sociedade civil para que esta seja um agente de prevenção.
No Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, a iniciativa terá início às 09:30 no auditório Dr. António Macedo, em Valongo, concelho do distrito do Porto onde o CHUSJ tem um polo.
Este centro hospitalar refere que a sensibilização para a violência contra a pessoa idosa é “obrigatória, porque o apoio da comunidade onde a pessoa idosa se insere é inibidor da ocorrência de violência/abuso”.
Existem vários fatores que colocam a pessoa idosa em situação de vulnerabilidade, nomeadamente a necessidade de assistência financeira, dependência nas atividades de vida diária, dificuldade de acesso às instituições de apoio à vítima, sentimento de vergonha e medo de ser abandonado, castigado ou institucionalizado, o que leva a vítima a negar e a justificar a violência sofrida para proteger membros da família ou os cuidadores.