SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Museu do Louvre fechado devido a preocupação dos funcionários

LUSA
01-03-2020 20:01h

O museu do Louvre, o mais visitado do mundo, fechou hoje durante todo o dia, com os trabalhadores a invocarem o direito a interromper o trabalho devido à epidemia causada pelo novo coronavírus, anunciou hoje a direção.

"O museu do Louvre não pode abrir hoje, dia 01 de março", explicou em comunicado a direção sem precisar se o museu vai reabrir na segunda-feira.

Durante a manhã, o Louvre não esteve aberto devido a uma reunião de trabalhadores que, preocupados com a epidemia de Covid-19, votaram, "quase por unanimidade" dos cerca de 300 presentes, pelo direito de retirada, segundo Christian Galani, membro do pessoal do Louvre.

O direito de retirada do trabalho pode ser exercido, segundo o Código do Trabalho, quando um trabalhador considera que a sua situação de trabalho apresenta "um perigo grave e iminente para a sua vida ou saúde".

"O Louvre é um local fechado, que recebe mais de 5.000 pessoas por dia, há uma preocupação real da parte dos funcionários", indicou Galani.

As autoridades francesas decidiram no sábado cancelar todos os eventos públicos com mais de 5.000 pessoas num recinto fechado.

O Louvre não foi abrangido, mas a direção assegurou estar a aplicar "todas as medidas preconizadas pelas autoridades competentes para proteger os funcionários e os visitantes" colocando em quarentena os que estiveram em zonas de risco e com a aplicação de conselhos de higiene para evitar a propagação do vírus.

No ano passado, o Louvre recebeu 9,6 milhões de visitantes.

MAIS NOTÍCIAS