SAÚDE QUE SE VÊ

Sindicato regista "com agrado" pagamento das progressões no Hospital da Horta

LUSA
17-01-2023 11:29h

O Sintap/Açores registou hoje "com agrado" o início do pagamento das progressões dos trabalhadores com contrato individual de trabalho (CIT) no Hospital da Horta, no Faial, à semelhança do que já ocorreu na Terceira e em São Miguel.

"Registamos e relevamos, assim, com agrado o início do pagamento das progressões por parte do Hospital da Horta à semelhança do que já ocorreu com os hospitais de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada", revela o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Sintap) nos Açores.

Num comunicado enviado às redações, aquele sindicato adianta ter obtido informação junto do Hospital da Horta de que "o conselho de administração avançou, finalmente", durante o mês de dezembro de 2022 com "o pagamento dos retroativos respeitantes à remuneração base, referentes ao reposicionamento remuneratório dos seus trabalhadores com CIT referentes a 2019".

No entanto, está ainda por "pagar o diferencial referente a horas e suplementos", diz o Sintap/Açores.

"Consta da mesma informação que o pagamento referente ao reposicionamento remuneratório de 2021 aguarda a aprovação dos mapas dos trabalhadores vinculados em contrato de trabalho em funções públicas, ainda pendente na Direção Regional de Saúde, para que o pagamento dos retroativos decorra em simultâneo", lê-se no comunicado sindical.

Em outubro de 2022, o secretário regional da Saúde dos Açores reconheceu que o pagamento das progressões na carreira dos funcionários dos hospitais com contrato individual de trabalho estava a demorar mais do que o esperado, explicando que estavam em causa “milhares de trabalhadores” e “milhares de processos” em cada hospital.

“Há hospitais que conseguiram mais facilmente, outros, por processos de reclamação, demoram mais tempo, mas o que é certo é que todos vão receber”, sublinhou, na altura, Clélio Meneses, à margem de uma visita ao Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

"É um processo que envolve vários departamentos do Governo e, infelizmente, não tem havido a rapidez e a celeridade que entendíamos necessária. O que é certo é que estamos a desenvolver todos os processos e as pessoas vão receber os valores que lhes são devidos”, acrescentou.

O Sintap tinha apelado à intervenção do secretário regional na regularização dos pagamentos das progressões dos trabalhadores com contrato individual de trabalho dos hospitais de Ponta Delgada e Horta.

Em abril de 2022, o secretário da Saúde referiu que os trabalhadores das carreiras de regime geral com contrato individual de trabalho nos hospitais dos Açores começariam a receber atualizações salariais, com retroativos a 2019, até junho.

“São perto de 190 trabalhadores, cerca de 217 mil euros. Os primeiros 25%, conforme estava acordado com os sindicatos, começarão a ser pagos até ao final do primeiro semestre de 2022”, adiantou, na altura.

MAIS NOTÍCIAS