SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Voo para trazer residentes de Macau em Hubei marcado para sábado

LUSA
01-03-2020 13:51h

Um avião fretado da Air Macau vai buscar, no próximo sábado, residentes do território que se encontram na província chinesa de Hubei, centro do surto do novo coronavírus, foi hoje anunciado.

Dos 163 residentes de Macau que se encontram naquela província, 65 estão na capital, Wuhan, e "reúnem condições para regressar", sendo que 50 "já manifestaram essa vontade", disse o diretor dos Serviços de Saúde, na conferência de imprensa diária do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

As autoridades referiram não ter ainda um número exato de residentes que vai regressar no voo do próximo sábado.

Lei Chin Ion indicou ser necessário confirmar quem vai embarcar e organizar todas as medidas de prevenção para garantir a segurança dos residentes que regressarem a Macau, além de ser necessário assegurar a proteção do pessoal médico e dos funcionários que vão acompanhar o voo.

Para voltarem, os residentes terão de preencher um formulário sobre o estado de saúde, se apresentam sintomas, contactos com infetados, bem como deslocações a estabelecimentos de saúde em Hubei, explicou Lei.

“Só depois de preenchido este formulário será possível avaliar se podem embarcar e regressar”, sublinhou o diretor dos Serviços de Saúde, advertindo que depoimentos falsos constituem crime.

Já em Macau, os residentes ficarão em isolamento, durante 14 dias, no centro clínico do alto de Coloane, acrescentou.

No sábado, o diretor dos Serviços de Saúde tinha afirmado que o pessoal médico irá a Wuhan para acompanhar os residentes e fazer apenas exames básicos de diagnóstico, com observação e medição da temperatura.

As despesas relativas ao voo serão asseguradas pelo Governo de Macau e só serão aceites pessoas com Bilhete de Identificação de Residente, uma vez que o executivo só é responsável pelo regresso dos residentes do território, salientou o mesmo responsável.

Também ainda não há um "número concreto de pessoal médico e de funcionários do Governo, bem como de tripulantes, que irão no voo", referiu.

As bagagens, simples e pequenas, serão desinfetadas e os profissionais terão fatos de proteção e máscaras N95, incluindo os tripulantes, alem de fraldas descartáveis. No voo "não haverá refeições para que a máscara seja usada durante todo o percurso", indicou.

Com Macau a chegar ao 26.º dia sem novos casos de infeção, o diretor dos Serviços de Saúde sublinhou que o risco de surto na comunidade local "é muito baixo". O território registou dez casos de Covid-19, sendo que dois pacientes continuam internados.

A epidemia de Covid-19 já infetou mais de 86 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram quase três mil.

Na Europa, Itália é o país mais atingido pelo surto, com 17 mortos e 605 infetados.

MAIS NOTÍCIAS