SAÚDE QUE SE VÊ

Surto de dengue no Sudão já provocou pelo menos 26 mortos

LUSA
23-11-2022 15:06h

Autoridades de saúde sudanesas disseram hoje que pelo menos 26 pessoas morreram de dengue, num dos piores surtos que o país tem registado nos últimos anos.

A dengue é uma doença transmitida por mosquitos que ocorre em áreas tropicais do mundo, difundindo-se geralmente perto de fontes de água estagnada.

Foram confirmados 460 casos da doença e mais 3.436 casos suspeitos, anunciou o Ministério da Saúde sudanês nas redes sociais, datando estes números de segunda-feira.

Cerca de 20 das mortes foram registadas na região sul de Kordofan, uma das áreas onde o surto foi noticiado pela primeira vez pelo Comité dos Médicos Sudaneses, no início de novembro.

Vários meios de comunicação social locais indicaram que o número oficial de casos é muito mais elevado.

A dengue tem sintomas semelhantes aos da gripe e pode muitas vezes levar à falência de órgãos e à morte. Em 2019, um surto no Sudão foi responsável por cinco mortes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No pico da estação chuvosa do Sudão, em agosto e setembro, inundações relâmpago causaram a morte de pelo menos 144 pessoas e destruíram dezenas de milhares de casas, juntamente com estradas e outras infraestruturas vitais.

MAIS NOTÍCIAS