SAÚDE QUE SE VÊ

OLHÃO: Paços do Concelho de rosa juntando-se à luta contra o cancro da mama

LUSA
13-10-2022 17:05h

Os Paços do Concelho de Olhão vão iluminar-se de rosa durante outubro juntando-se ao movimento conhecido por “Outubro Rosa”, com o intuito de “inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama”.

A autarquia algarvia explica em comunicado que este movimento nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, e que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desafia a comunidade a juntar-se ao “Outubro Rosa”, propondo o desenvolvimento de “iniciativas solidárias”.

“O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública”, sendo “o mais frequente em Portugal e em todo mundo”, afirma a Câmara de Olhão.

Segundo números divulgados pela autarquia, em 2020, em Portugal, estima-se que 7.000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1.800 tenham morrido com esta doença.

De acordo com o comunicado, se diagnosticado e tratado precocemente, a doença tem uma taxa de cura superior a 90%, sendo a prevenção e o diagnóstico precoce “fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher”.

MAIS NOTÍCIAS