SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Homem que viajou de Milão para Portugal é 16.º suspeito de infeção no país

LUSA
25-02-2020 22:19h

Um homem que viajou de Milão para Portugal foi considerado suspeito de estar infetado com o coronavírus Covid-19 e encaminhado para o Centro Hospitalar Universitário de São João, anuncia hoje a Direção Geral de Saúde (DGS).

Este é o 16.º caso suspeito de Covid-19 em Portugal e tornou-se suspeito de estar infetado “após avaliação clínica e epidemiológica”, refere a DGS no seu site.

De acordo com a mesma fonte, o doente “fica internado e serão realizadas colheitas de amostras biológicas para análise” pelo hospital de São João, no Porto.

O caso anterior também se referia a uma pessoa que viajou de Milão, neste caso uma mulher, que também foi encaminhada para o Centro Hospitalar Universitário de São João.

Um outro caso suspeito em Portugal de infeção pelo novo coronavírus, de uma pessoa também proveniente de Milão, foi na segunda-feira declarado negativo depois de testes realizados no CHUSJ.

Os restantes 13 casos suspeitos no país resultaram negativos após análises.

O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2.707 mortos e cerca de 80.300 pessoas infetadas, de acordo com dados reportados até hoje, por cerca de 30 países.

Além de 2.665 mortos na China, onde o surto começou no final do ano, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.

O único caso conhecido de um português infetado pelo novo vírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros que está hospitalizado no Japão.

MAIS NOTÍCIAS