O Fundão vai ter um posto para a realização de testes antigénio à covid-19 gratuitos, que funcionará nos dias 23 e 30 de dezembro e que está instalado no Largo da Igreja, no centro da cidade, foi hoje anunciado.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara do Fundão e a Farmácia Taborda, entidade que irá promover o rastreio em regime de casa aberta, e visa ajudar a proporcionar umas festas mais tranquilas à população, como apontou à agência Lusa o vice-presidente da autarquia, Miguel Gavinhos.
“Num momento em que se regista um crescimento significativo da propagação do vírus, esta é uma medida da maior importância que vai no sentido de contribuir para uma maior proteção das famílias e para ajudar a que todos possam ter uma festas mais tranquilas e em segurança”, apontou.
Segundo especificou, serão instalados quatro pontos de testagem no largo junto à Igreja da Misericórdia e os testes podem ser realizados nos dias 23 e 30 de dezembro, entre as 09:30 e as 20:30.
O autarca reiterou ainda o apelo para que todos adotem medidas de proteção individual contra a covid-19.
A covid-19 provocou mais de 5,35 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.812 pessoas e foram contabilizados 1.233.608 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal.