SAÚDE QUE SE VÊ

Entidades de Coimbra e Miranda do Corvo recebem verba do Prémio Empreendedor 50+

LUSA
11-02-2020 18:39h

A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) e a Casa do Gaiato são as entidades beneficiárias do montante de 5.000 euros atribuído na primeira edição do Prémio Empreendedor 50+ do Centro, foi hoje anunciado.

Em 2019, o vencedor do prémio instituído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) foi o empresário Fernando Seabra Santos, antigo reitor da Universidade de Coimbra.

“O prémio (…) é atribuído pelo empresário vencedor e pelas instituições parceiras a entidades da região Centro que prossigam atividades de natureza social e cultural”, explica em comunicado a CCDRC, presidida por Isabel Damasceno, antiga presidente da Câmara Municipal de Leiria.

Segundo o regulamento, “a entidade indicada pelo empresário premiado recebe quatro mil euros e a entidade indicada pelas instituições parceiras que propuseram o empresário distinguido recebe mil euros”.

Seabra Santos recebeu o Prémio Empreendedor 50+ em novembro de 2019, no âmbito do sétimo Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável, em Coimbra, tendo escolhido a APPDA Coimbra como entidade beneficiária, enquanto a designação da Casa do Gaiato coube ao Instituto Pedro Nunes (IPC) e à Turismo Centro de Portugal.

As verbas são entregues na quarta-feira, às 14:00 e às 16:00, às duas instituições, em Coimbra e Miranda do Corvo, respetivamente, em cerimónias com a presença de Isabel Damasceno, Fernando Seabra Santos e representantes das entidades proponentes do premiado, IPC e Turismo Centro.

“O Prémio Empreendedor 50+ é uma iniciativa da CCDRC que visa promover o espírito empresarial e o empreendedorismo sénior, reconhecer e divulgar publicamente os empreendedores e sensibilizar os decisores públicos para a importância do empreendedorismo sénior e para o estímulo desta forma de empreendedorismo”, refere a nota.

Os candidatos ao concurso foram propostos por um conjunto de 22 entidades parceiras da CCDRC na iniciativa: a Administração Regional de Saúde do Centro, seis associações empresariais, oito Comunidades Intermunicipais, Direção Regional de Agricultura e Pescas, Direção Regional de Cultura, IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), IPN, Portugal Inovação Social e Turismo Centro de Portugal.

O professor catedrático Fernando Seabra Santos foi reitor da Universidade de Coimbra, de 2003 a 2011, sendo atualmente administrador, desde 2014, da empresa Friday, Ciência e Engenharia do Lazer, “que se dedica à comercialização de equipamentos tecnologicamente evoluídos aplicados à náutica de recreio e turismo”, de acordo com a CCDRC.

MAIS NOTÍCIAS