SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Açores com 71 novos casos e 495 infeções ativas

LUSA
23-07-2021 14:28h

O número de novos casos de covid-19 subiu hoje nos Açores, com 71 novos doentes, sendo 30 na Terceira, 32 em São Miguel, dois nas Flores, cinco no Pico, um na Graciosa e um em São Jorge.

A informação foi divulgada no comunicado diário da Autoridade de Saúde açoriana, de acordo com a qual os casos detetados nas últimas 24 horas resultam de 2.406 análises.

O arquipélago conta atualmente com 495 casos positivos ativos, sendo 308 em São Miguel, 151 na Terceira, 13 no Pico, oito em São Jorge, seis no Faial, sete nas Flores e dois na Graciosa, acrescenta aquela entidade.

Estão agora ativas no arquipélago 11 cadeias de transmissão local primária, sendo seis na Terceira, uma em São Jorge, uma no Faial, uma no Pico, uma Pico/Flores e uma São Miguel/Flores.

Na ilha Terceira, quatro dos novos 30 casos referem-se "a viajantes com análise positiva ao 6.º dia, sendo um não residente e três residentes", ao passo que os restantes 26 doentes "integram as cadeias ativas" de transmissão comunitária.

Em São Miguel, dois dos novos casos correspondem a outros tantos viajantes, um não residente com análise positiva à chegada e outro, residente, com análise positiva ao 6º dia".

Os restantes 30 casos daquela ilha dizem respeito a transmissão comunitária, situando-se 18 infetados em Ponta Delgada, 13 na Ribeira Grande e um na Lagoa.

Nas Flores há dois novos casos, "um relativo a um viajante, não residente, na Fajãzinha, concelho das Lajes, com rastreio positivo ao 6.º dia".

O outro caso, em Santa Cruz, originou uma cadeia de transmissão local primária, “partilhada entre Santa Cruz das Flores e a Madalena do Pico", refere a Autoridade de Saúde.

No Pico, dois novos casos positivos "integram cadeia de transmissão local primária anterior, no concelho das Lajes".

Ainda no Pico, "um dos novos casos originou nova cadeia de transmissão local primária também no concelho das Lajes".

Dois casos referem-se a dois viajantes, um não residente, com rastreio à chegada e outro residente, com rastreio positivo ao 6.º dia", na Madalena e em São Roque.

Na Graciosa foi diagnosticado um novo caso positivo, em Santa Cruz, "no âmbito de atividade laboral, ainda por aferir", segundo o comunicado.

Na ilha de São Jorge, foi diagnosticado um novo caso, em Velas.

Também nas últimas 24 horas foram registadas 19 recuperações nos Açores.

Hoje há mais quatro doentes internados, com um total 17 pessoas hospitalizadas nos Açores com covid-19.

Destes internamentos, 12 estão no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Um deles está na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Há ainda quatro pacientes internados no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, Terceira, (dois dos quais foram evacuados das Manadas da ilha de São Jorge) e um no Hospital da Horta, ilha do Faial.

A Autoridade de Saúde informa ainda que "um dos casos reportados anteriormente, na freguesia de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo".

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.233 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.556 pessoas e falecido 35.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.139.040 mortos em todo o mundo, entre mais de 192,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

MAIS NOTÍCIAS